quinta-feira, 1 de maio de 2014

Texto de Elizandra Marsiglio da 301

Elizandra Marsiglio n°9 Turma: 301
Você é a favor ou contra o sistema de cotas no Brasil?
Esse sistema também é chamado de ação afirmativa, sendo então uma forma de reservar vagas para determinados grupos. Foi criado com o intuito de dar acesso a negros, índios, deficientes, estudantes de escola pública e de baixa renda em universidades, concursos públicos e mercado de trabalho.
Contudo é muito difícil termos uma opinião concreta sobre o assunto pelo fato de ser muito polêmico, mas essa opinião se formada dependendo do ponto de vista de que vemos o tema abordado.
No vídeo que vimos em aula sobre ser contra cotas, o advogado fala sobre a lei que é contra a discriminação entre pessoas pois perante a lei somos todos iguais independente de cor, raça, ou classe social, também buscar eliminar o racismo fomentando-o, devido que quanto mais comentamos sobre racismo mais estamos sendo racista, atualmente acompanhamos jogadores de futebol sofrendo bullying por serem negros e até atores como o Hélio de la Peña do ‘’Casseta e Planeta’’ falando que ele não acha justo um negro que estudou em escola privada entrar na universidade com a cota para negros sabendo que um branco não conseguiria citando o exemplo do filho dele, com isso o governo fala sobre a sociedade ser racista sendo que eles criam uma lei favorecendo a entrada de negros em universidades.
Todavia temos também os a favor as cotas, o ator Pedro Cardoso da ‘’Grande Família’’ fala que ele é a favor porque existe sim uma exclusão de cor perante a sociedade, pois a maioria dos presos, andarilhos e meninos de rua, são negros e moram em favelas e sofrendo desde de pequenos e com isso não tendo o ensino merecido. E citado também que isso vem desde a escravidão contra negros e também o Apartheid que foi um regime feito pelo governo, onde negros não podiam freqüentar os mesmo lugares que os brancos e entre outras coisas. Foi feito também um questionário com crianças negras onde tinham duas bonecas de ambas as cores e uma das perguntas foram – Qual a boneca mais agradável? E uma das crianças respondeu que era a branca porque ela era clara e tinha olhos azuis. Vimos também um depoimento de um universitário que ingresso na faculdade pelas cotas, que fala que cotas raciais não é a mesma coisa que racismo, pois as cotas servem para igualá-los.

Diante desses fatos algumas conclusões foram feitas e uma delas é a melhoria na educação básica, universidades com base, bons educadores, igualdade entre negros e brancos, pois cor da pela não define nada muito menos a capacidade de um membro de passar em uma universidade sem cotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário