quinta-feira, 1 de maio de 2014

Texto da aluna Rafaela Comiran da 301, sobre Adam Smith

Nome: Rafaela Comiran   N° 29  Turma:301

Memória de aula sobre Adam Smith
Adam Smith foi um filósofo e economista muito importante do século XVIII. Na época do Iluminismo, Adam Smith se tornou um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua teoria tinha como princípio a total liberdade econômica para que o mercado pudesse se desenvolver sem intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários serviria para regularizar o mercado, provocando a queda dos preços e o aumento no ritmo de produção, usando a tecnologia necessária para melhorar a qualidade dos produtos.
As ideias de Adam Smith influenciou também a burguesia europeia, pois era contrária a política econômica mercantilista regida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em algumas regiões rurais da Europa.
 A Teoria das Vantagens Absolutas surgiu das ideias de Adam Smith, na sua principal obra “A Riqueza das Nações”, onde ele passou a ideia de que o aumento do bem-estar das populações era dado pela especialização das produções motivada pela divisão do trabalho na área internacional e pelas trocas efetuadas no comércio internacional.

Portanto, Adam Smith ficou conhecido como o pai do liberalismo econômico, na época do Iluminismo. Afirmava em uma de suas teses, que o país devia investir no que o favorece, onde as pessoas são movidas pelos seus próprios interesses. Assim como ele mesmo dizia:  "Nenhuma nação pode florescer e ser feliz enquanto grande parte de seus membros for formada de pobres e miseráveis."

Nenhum comentário:

Postar um comentário