quinta-feira, 1 de maio de 2014

Texto da aluna Maíra Bittencourt da 301

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO POLITECNICO SENHOR DOS CAMINHOS.
Nome: Maíra Bittencourt                                  n°:26                                               turma: 301
Trabalho de filosofia
Cotas raciais
As cotas raciais são a reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por etnia, na maioria das vezes, negros e indígenas. Surgida nos Estados Unidos na década de 1960, as cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étnicas. O sistema de cotas raciais no Brasil não beneficia apenas os negros. Nas instituições públicas da Região Norte, por exemplo, é comum a reserva de vagas ou empregos para indígenas e seus descendentes. Algumas universidades também destinam parte de suas vagas para candidatos pardos.

Contras: As cotas raciais já prejudicaram várias pessoas que perderam vagas ou empregos para concorrentes com menor pontuação ou qualificação. As cotas seria um jeito de acabar com o preconceito com os negros ou indígenas em universidades, mas por outro ponto de vista, negros ou indígenas que estão em uma universidade por cota, deixam a duvidar sua capacidade real de estar ali tendo acesso aos cursos oferecidos, aumentando os motivos de principalmente pessoas que perderam suas vagas para dar lugar a cotistas sentirem-se injustiçados, e usar argumentos como: “por que são negros estão aqui, estão apenas preenchendo uma cota”. Tendo uma certa influencia para o aumento do preconceito com os negros ou indígenas. Também pode ser injusto, um negro com mais facilidade financeira de pagar uma universidade estar tirando a vaga de um branco que não tem recursos para pagar.
À Favor: Realmente as cotas amenizam a desigualdade social dos negros e indígenas, ainda existe muito preconceito no mundo, muitas vezes essas pessoas perdem oportunidades por causa desse preconceito, muitas pessoas falam que não tem preconceito, mas essas mesmas pessoas na hora de fazer uma escolha deixam muito influenciar-se pela cor, deixando desigual sua avaliação pessoal em relação a uma pessoa negra justamente pela sua cor. Então essas cotas favorecem sim os negros que não tem recursos para entrar em uma universidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário