sábado, 27 de setembro de 2014

Reflexão do aluno Mateus Piroli do Prado sobre Democracia, aluno da escola Senhor dos Caminhos

Democracia

Pelo conceito básico, democracia é o direito do povo de escolha. Mas será que em algum momento a democracia existiu conforme deveria ser? Pelos registros, geralmente o povo é governado e influenciado pelos mais poderosos.
O Brasil é um país democrático, os partidos e os políticos usam muito de um discurso em que o povo é o líder, o povo é quem decide. E na verdade não é isso que acontece, existe democracia na hora do voto, as vezes, nem no voto, uma vez que “pesquisas” de intenções de votos influenciam na decisão na urna. Contudo qualquer instituição deveria ser democrática, deveria, mas a maioria vai pelo lado em que traz mais benefícios, mais facilidades e apoio.
É verdade que é muito difícil conseguir agradar a todos, mas democracia não é para agradar e sim para escolher, definir e pôr em prática. Não podemos ir contra a finalidade das instituições, por exemplo uma empresa precisa trabalhar de segunda a sexta-feira, mas os funcionários, em sua maioria, decidem trabalhar somente três dias, não está de acordo com a finalidade, logo deixa de ser democrática a escolha.

Enfim, democracia é o poder da maioria, deve atender aos desejos dos mesmos, mas não pode esquecer da finalidade das instituições ou da constituição, por exemplo. Nem sempre existe democracia, muitas vezes são os poderosos que decidem o rumo da economia, da infraestrutura, cada um tem seus interesses, mas na democracia o que deve prevalecer são os da maioria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário