quinta-feira, 24 de abril de 2014

TEXTO DAS ALUNAS JÊNNYFER BERLANDO, TAIANE BERNARDI

ESCOLA ESTADUAL DE ENS. MÉDIO E POLITÉCNICO SENHOR DOS CAMINHOS















TRABALHO DE FILOSOFIA











JUSTIÇA PARA PLATÃO









NOME: JÊNNYFER BERLANDO, TAIANE BERNARDI
PROFESSOR: LIDIOMAR PORTELLA
NÚMERO:21
TURMA:201

A justiça é definida como uma virtude, de ter o intuito de praticar o bem. Para Platão, é uma postura ética e moral, se praticarmos a injustiça, quem vai ser mais prejudicado somos nós mesmos do que quem foi injustiçado, sendo assim, é mais vantajoso sermos justos por escolha própria e um bem maior.
Segundo Platão, justiça é sinônimo de igualdade entre nós mesmos. Deste modo, a justiça surge como uma virtude universal, na medida em que todos os indivíduos desempenhem sua função de acordo com o seu papel comandado por um superior. Está estritamente relacionado com a ideia de Estado, portando a sua definição de justiça pode ser como uma disciplina, coordenando interesses individuais e coletivos para o bem maior, e também pode ser definida como uma virtude, e não por ser bom só por medo de ser punido.
Como para Platão justiça é uma questão de felicidade, para ser justo, não importa se devemos deixar de lado o comodismo, prazeres e riquezas, o que importa é ser honesto e justo para si e com os outros, se dedicar à virtude de ser bom.

Os valores exteriores devem ser utilizados com moderação, com racionalidade, assim, podemos alcançar a virtude, conseguindo bens e riquezas de modo justo pelo bom uso do conhecimento e da convivência em grupo. É preciso conhecer a si mesmo para adquirir tais coisas, pois ninguém é mal por vontade, e sim por falta de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário