sábado, 26 de abril de 2014

Texto da aluna Vanessa Bressan

Liberalismo x Socialismo
Uma visão ampla do Liberalismo:
São poucas as pessoas que pensam antes de expressar sua opinião, com base em certos princípios e não com base em seus próprios interesses.
·         Ex: Muitas pessoas não gostam de cigarro.
§  Conclusão com base em nossos próprios interesses: Eu quero que o governo barre o fumo em lugares públicos.
§  Mas e se pensássemos no direito de propriedade daquele dono de bar que quer permitir o fumo no seu estabelecimento?  E que frequenta quem quer? Porque ninguém é obrigado a ir a um bar? Então se ele quer criar um bar, para fumantes, onde só pessoas que não se importam com a fumaça alheia frequentarão, o que EU tenho haver com isso, para dizer que eles não devem ser permitidos a fazer tal coisa?
§  A partir do momento em que nós começamos a pensar um pouco mais em certo princípios e não só em nossos interesses, começamos a cair no âmbito da defesa do liberalismo. Porque é isso que ele defende, defende a liberdade individual com base em certos princípios.
Liberalismo Econômico
Adam Smith filósofo e economista escocês é considerado o pai da economia moderna, ele viveu no século XVIII, foi influenciado pelas ideias dos filósofos iluministas.
Smith dizia que todo sistema econômico em que existisse a livre atividade dos indivíduos se desenvolveria de forma harmônica, ele acreditava que empresários e trabalhadores eram guiados pela mesma lei psicológica natural da busca do interesse próprio.
·         Ex: Os empresários buscam obter o maior lucro possível.
·         Ex: Os trabalhadores oferecem a sua mão de obra esperando ser remunerados da melhor madeira.
Ele defendia então que a iniciativa privada deveria agir livremente com pouca ou nenhuma restrição governamental.
Comunismo
Karl Marx é o fundador do comunismo e essa ideia contrária todas as que Adam Smith defendia.
Concepção Marxista: é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Marx e Friedrich Engels. Baseado na concepção materialista e dialética da História, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí consequentes. O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
            Para Marx o trabalho é o meio em que o homem se relaciona com a natureza, transformando-a em meios de consumo. Ele alega que o preço do produto de um mercado é determinado pela matéria-prima, mão de obra, meios de produção e a mais-valia (que é o lucro para o capitalismo).
            Ele critica o capitalismo, pois afirmava que é o modo de produção que transforma os trabalhadores em mercadoria, Karl defendia que a classe operária deveria se rebelar e tomar o poder, instaurando um estado socialista provisório, que ele chamou de ditadura do proletariado. O comunismo segundo ele seria uma sociedade sem classes que se deliberaria após essa ditadura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário