sábado, 6 de junho de 2015

TEXTOS DOS ALUNOS SOBRE LIBERDADE E IGUALDADE ( Lauren C. Quissini)

Nome: Lauren C. Quissini
Turma: 302
Professor: Lidiomar
Igualdade e Liberdade

                Se pensarmos profundamente, lembraremos de vários acontecimentos históricos em que, povos lutaram bravamente, buscando reivindicar principalmente a igualdade e a liberdade para todos: mulheres, homens, brancos, pardos, negros... E por que precisavam disto? Porque são humanos, possuem valores e direitos, independentemente de que classe pertencem.
                A Revolução Francesa, foi um exemplo disto, ela veio à tona por um grande motivo: luta por direitos. Nesta época a sociedade francesa era dividida em três classes (hierarquizada), clero, nobreza e povo. Luís XVI era o rei, desfrutava de todos os privilégios possíveis e deixou o país mendigar em suas mãos, assim, a França entrou em crise nos vários setores da economia e a solução encontrada foi cobrar altos tributos ao povo, invés de fazer cobranças ao clero e a nobreza, para agir justamente.
                Desta forma o povo cansado por tantas injustiças, tornou-se cada vez mais forte e unido. Os então chamados de revolucionários tinham um slogan: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Primeiramente invadiram a Bastilha, esta representava o poder absoluto do rei, agora destruída. A proclamação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, foi alcançada e por fim muito significativa. Nela os artigos contidos referem-se basicamente a liberdade e igualdade de todos os cidadãos perante a lei, a liberdade de pensamento, opinião...
                Rousseau, filósofo iluminista, também contrário ao regime monárquico, fora perseguido pela França, pois suas obras eram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos do país. Pregava que o “homem nasce bom, a sociedade o corrompe”. Sua frase em suma muito conhecida, nos leva a pensar sobre inúmeros caminhos. Ele afirmava que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.
                Rousseau, era a favor de que as instituições educativas deveriam educar o homem de acordo com a natureza, sendo assim, ele teria capacidade de julgar, adquirindo suas próprias liberdades e opiniões. Se pensarmos na situação da Amazônia, que comumente ouve-se falar do desmatamento e exploração, logo, identificamos os interesses grupais ou individuais das pessoas por trás disto. E foi exatamente deste modo que a exploração na África começou. As grandes potências, movidas por interesses, para ampliar seus impérios se largaram em uma disputa acirrada em busca de colônias em que pudessem explorar as riquezas e dominar os povos facilmente, os escravizando. Hoje, justifica-se o motivo pelo qual a África possui os mais altos índices de doenças, miséria, fome e o pior desenvolvimento humano do mundo.

                Logo, vimos que a famosa frase de Rousseau é condizente com a realidade em que vivemos, o homem pode sim nascer bom, mas quando entra em contato com os princípios da civilização, principalmente o dinheiro e os interesses, ele corrompe seus instintos originários e passa a copiar este “modelo”, fazendo com aqueles que possuem menos condições financeiras, fiquem alijados dos direitos de igualdade e liberdade, consequentemente não atingindo a “fraternidade” esperada.

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