sexta-feira, 19 de agosto de 2016
Angústia
Angústia, como a maioria das pessoas acredito que sentem ou já sentiram alguma vez, é uma sensação que é caracterizada pelo sufocamento, um aperto no peito, uma ansiedade, insegurança, entre muitos outros efeitos nada agradáveis.
A mesma pode até levar a depressão, deixando a vitima totalmente para baixo.
A angústia é obtida devido à preocupação com o futuro, sem saber o que pode acontecer, e até mesmo devido, ás vezes, a acontecimentos que não trouxeram bons resultados.
Muitos conceitos foram elaborados para tratar melhor sobre a angústia
Segundo o filósofo Kierkegaard afirma “A angústia é o medo da vida”. É o puro sentimento da possibilidade. É o futuro que não da garantia de boas realizações. ’’
Mas o que ainda esta sem resposta é ‘‘ A angústia é sentida apenas pelo ser humano?’’
Como eu citei acima muitos conceitos foram elaborados, e sobre a mesma ser sentida apenas pelo ser humano, o filósofo Nietzche afirma;
‘‘ Um rebanho, que passa diante de ti.
Ele nada sabe sobre o ontem ou o hoje.
Corre daqui para ali, come, descansa, digere.
Corre novamente, e assim de manhã até de noite. ’’
Assim o ser humano é o único que se sente angustiado.
Acredito que não apenas o ser humano sente angústia ou até mesmo tem sentimentos.
Por exemplo, um cachorro, tem vezes que esta quieto, com o rosto parado, olhos vermelhos, assim mostrando nenhuma animação. E após você chamá-lo, vem, mas não muda o comportamento para melhor.
Assim como o ser humano!
Momento alegre, e momentos tristes. Todos nós sentimos e obtemos experiências. O necessário é saber lidar consigo mesmo.
Sentimento De Angústia
A angústia é um assunto pouco comentado, porém bastante sentida. Essa angústia é a preocupação tanto do sucesso, como do fracasso em diversos momentos da vida.
Alguns filósofos dedicaram seu tempo para saber mais sobre quem realmente a sente e porque. Segundo Kierkegard, como o homem vive em direção ao futuro sem nenhuma garantia de boas realizações, sente angústia. Heidegger afirma que, a angústia faz com que o ser humano fique atento à ameaça da morte. Já Nietzsche observou um rebanho e concluiu que os animais vivem somente o presente, não se importando com o amanhã.
Muitas vezes, pensamos que os animais também sentem angústia, porém, segundo o estudo dos filósofos, somente o ser humano sofre com este sentimento, porque utiliza a linguagem que ultrapassa o instante. Os animais sentem medo, que é uma ameaça do presente, sendo que a angústia é o medo do que há de vir ou de acontecer.
Portanto, não se deve confundir medo com angústia, são coisas parecidas, mas de natureza distinta.
Aluna: Letícia Miorando 1ºA
Angústia
A angustia é uma emoção que está à frente dos acontecimentos, uma circunstância ou que corre por consequência de lembranças traumáticas, é uma sensação que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado e falta de humor.
Uma das maneiras de se evitar a angústia seria manter um ponto de equilíbrio, ou seja, nada em demasia. Tentar manter o equilíbrio sobre nossas emoções, muitas vezes é dificultoso, mas quando nos esforçamos um pouco, conseguimos dominar nosso sentimentos e assim nos tornando pessoas mais equilibradas.
A angustia é sentida apenas pelos serres humanos, é o medo do que estar por vir, é o medo do fracasso e das decepções. Já diziam os pensadores, Kierkegaard, Heidegger e Nietzsche.
Somos dominados pela angustia, nascemos com ela, morremos com ela, as pessoas tem níveis diferentes de angustia, uns demais, uns de menos, mas no final todos nós somos angustiados com algo ou alguém.
Angela Julia Dorn
1º A
ANGÚSTIA E FELICIDADE
Disciplina: Filosofia
Professora: Lidomar Portella
Aluna: Camila Cerezoli
ÁGUA SANTA
2016
Angústia e Felicidade
A angústia é uma característica fundamental na existência do ser humano. Geralmente a angústia emudece as pessoas, faz com que elas se isolem, até mesmo por medo.
É na angústia que percebemos uma sombra que fica sobre nós, deixando nosso mundo sem cor, tudo igual, e aí percebemos que nascemos para a morte, que por seu fim, retira tudo o que nos pertence.
Mas o homem sempre buscou por algo além das sua capacidade, algo além de si mesmo, como por exemplo a felicidade, que por sua vez, para ser conquistada, pode nos trazer a angústia.
Muitos acreditam que a vida é um eterno vazio, repleta de medo e angústia, mas somos nós que devemos preenche-la e dar um novo rumo a ela, através das nossas escolhas, que decidirão se nosso futuro será cheio de incertezas e angústias, ou cheio de felicidade.
Assinar:
Postagens (Atom)